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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30446
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Título: | O trabalho com tabelas e gráficos com o auxílio do computador nas escolas de referência em ensino médio |
Autor(es): | MONTE, Marciel José do |
Palavras-chave: | Matemática - Estudo e ensino; Estatística - Estudo e ensino; Tecnologia educacional; Escolas de Referência - Ensino médio - Pernambuco; UFPE - Pós-graduação |
Data do documento: | 28-Fev-2018 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | A pesquisa de mestrado objetiva, em termos gerais, analisar como acontece o trabalho com tabelas e gráficos com o auxílio do computador, no âmbito da Educação Estatística, em Escolas de Referência do Ensino Médio – EREM da Gerência Regional – GRE Recife Sul-PE. Tangencialmente, pretendíamos verificar esse trabalho com o uso dos tablets/PC’s do Programa Aluno Conectado – PAC do Governo do Estado de Pernambuco. A pesquisa caracteriza-se como uma abordagem mista de métodos por incluir dados qualitativos e quantitativos. Os dados foram provenientes, num primeiro momento, de questionários realizados com 20 gestores, 3 coordenadores pedagógicos e 23 professores que ensinam Matemática em todas as 23 EREM da Regional; e num segundo momento, de entrevistas com 4 dos professores que haviam respondido no questionário que realizavam, efetivamente, o trabalho com tabelas e gráficos com o uso do computador. Os resultados apontaram que o PAC não existe mais nas escolas pesquisadas, visto que os equipamentos não são mais distribuídos. Inclusive, a maioria dos participantes da pesquisa destacaram problemas de conectividade nas escolas como a principal dificuldade para a implementação desse programa. Os gestores e coordenadores consideram que há um panorama positivo para o trabalho com tabelas e gráficos nessas escolas; todavia, não tinham conhecimento de projetos que fizessem uso de computadores para esse trabalho. O uso do computador na prática desses participantes está mais voltado para o trabalho administrativo; na apresentação de resultados de indicadores da escola em reuniões com a comunidade, por exemplo. Menos de um terço dos 23 professores pesquisados, afirmou realizar, efetivamente, o trabalho com tabelas e gráficos com o auxílio do computador nas suas aulas. A maioria dos professores entende o trabalho com tabelas e gráficos como um importante tópico curricular, devido a sua importância no cotidiano dos alunos, bem como para a coleta, organização e interpretação de dados e informações. Embora considerem relevante o trabalho com esses tópicos no Ensino Médio apoiados pelo uso do computador, eles revelaram que nunca participaram de uma formação continuada nesse sentido. Os quatro professores entrevistados costumam integrar o computador em suas aulas apenas como suporte básico para o uso do Datashow e apresentações em Power Point. Os professores conseguem entender o potencial do trabalho com tabelas e gráficos, como possível instrumento para inclusão social, contudo não implementam essa perspectiva em suas aulas. Concluímos destacando a importância de processos de formação continuada que alie o uso do computador para o trabalho de compreensão conceitual de tópicos de Estatística no Ensino Médio. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30446 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Educação Matemática e Tecnológica |
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